quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Desabafo

“Cantei, Cantei... Cantei! Eu preciso dizer o que penso dessa vida! Preciso demais desabafar...”

Você acorda um dia e pensa que naquele momento é o rei do universo, que tudo o que você fez é o máximo da soberania, pois bem, não sou ninguém para lhe corrigir, mas hoje cansei de me omitir, vamos conversar...

Você sai da sua casa na hora do rush, pega seu carro do ano, e fica parado no transito com ar-condicionado, ouvindo alguma música que você, naturalmente, nem sabe o que se esta dizendo, enquanto o vidro fumê do seu carro é levantado rapidamente porque uma mulher esta se aproximando para vender balas.
Seu dia continua quando você chega ao seu emprego e diz “Nossa que trânsito, quase fui assaltado por homem, essa cidade!”, aí alguém muito sacana, sem se quer saber o nome do atual prefeito responde “É culpa do prefeito! Se viu a nova lei?” Nem ele sabe qual é a lei, pode ser qualquer uma, mas você, que também não sabe que lei é essa em questão responde “Ah eu vi, que sacanagem, né?”, neste exato momento um silêncio de satisfação por ter tornado mais banal a política brasileira surge. E você, já inflado de prazer, resolve ficar irado, pois existe uma pilha de coisas pra fazer que você ainda não fizesses, porque estava no MSN com algum conhecido. Resolve descontar na primeira pessoa que passa, a primeira pessoa foi seu chefe, logo você resolve esperar a segunda, o Office boy, que enfrentou um ônibus lotado, literalmente lotado (quem pega ônibus em São Paulo das seis da manhã até as oito e meia sabe do que estou falando), que acordou às cinco da manhã, e que trabalha a sol a pino de segunda a sábado, foi o escolhido. Você dá um grito e diz o que você pediu ainda não chegou, mas o que você havia pedido mesmo?
Chega em casa, e exige que alguém esteja de braços abertos pra paparicar e torce para que sexta a noite possa ir pra alguma balada com alguma música bem alta, naquele idioma que você ainda desconhece, para brincar de paixão e banalizar mais ainda o amor.
Lembra a mulher lá atrás, que você não ajudou com as balas, pois bem, naquele exato momento ela sorriu e pensou “Esse precisa viver mais!”, e continuo a vender suas balas, já que sendo mãe solteira, é mãe solteira, para quem não conhece o termo é uma mãe que cria o filho (a) sozinho (a), pois por algum motivo o parceiro foi embora, nesse caso, ele se foi quando descobriu que a criança era deficiente, ela não poderia enxergar.
Pois bem, ela, a mãe vendedora de balas, continua seu serviço com um sorriso no rosto, já ao calor do sol, que ultimamente vem destruindo nossas peles graças ao efeito estufa, que mais pessoas hipócritas e egoístas despertaram. Ela continua sorrindo, seu dia ainda vai ser longo até chegar em casa, pagar a menina que cuida de sua criança, afinal, não há escolas preparadas para receber crianças com deficiências nas periferias, como se na periferia não houvesse pessoas com deficiência.
Percebe alguma coisa? Alguma leve diferença entre você e a senhora?
E mesmo que ela estivesse irritada com a vida, nenhum de nós estamos aqui para julgar ninguém, com essa frase sei que posso cair em contradição, pois eu estou lhe julgando, mas é que você atingiu um limite de imbecilidade que eu precisava desabafar.
Estou cansado de você banalizar o amor, dizendo para todos que ama você não sabe o real significado dessa palavra, nem eu sei, prefiro senti-la, coisa que você também não faz.
Não perde a oportunidade de se levantar reclamando, já percebeu que você esta vivo, e isso é a maior dádiva que nem a ciência consegue explicar, desculpe-me sei que a ciência esta avançada, mas hoje ela vai perdoar-me, pois ela precisa parar de se preocupar com de onde viemos e para onde vamos e preocupar-se mais em dizer as autoridades, que deveriam ser competentes, que o mundo nem vai chegar em lugar nenhum porque o sol esta derretendo as camadas de gelo, culpa do sol? Não! Culpa de quem fica despejando pedaços de podridão ao léu como se fosse dono deste mundo.
Voltando a você, hipócrita o suficiente para que em época de natal se sensibilizar com algo que passou na televisão, mas seu coração já não possui sangue, é fumaça e fabricas que estão bombeando merda para seu corpo.
A culpa não é sua, é da sociedade ao redor que lhe criou assim, a culpa na verdade, é de todos nós, que aceitamos uma qualidade de ensino tão ignorante quanto os estudantes que ela vem criando. Os estudantes aprendem a serem operários! Somente, ser cidadão, pensar por si, ajudar o mundo? Pra quê...? Vamos apenas ganhar dinheiro e votar em mais um saca que nem sabe de suas necessidades.
Sei que pode estranhar eu estar assim, mas é que eu cantei, cantei e cantei hoje eu só preciso dizer o que penso dessa vida! Preciso demais desabafar!
Dizer que estão vendendo o corpo de nossas crianças, de que estão matando aos poucos a família, de que a fé esta sendo banalizada, de que fatalidades estão sendo comercializadas e de que o amor, ah tão doce amor, esta sendo feito de papel higiênico.
É pecado dizer que eu quero um mundo melhor? Estão se sim, sou pecador.
Pensar em si próprio tem sido o grande veneno desse mundo, me dói à alma acordar hoje, abrir minha janela e perceber que você só consegue pensar em si.
Quando o direito de viver, for mais importante que o direito de sobreviver, me avise, eu quero comemorar com você.

“Cantei, Cantei... Cantei! Eu preciso dizer o que penso dessa vida! Preciso demais desabafar...”

3 comentários:

Fernando Lana disse...

Pare o que está fazendo agora
Grite alto e jogue tudo pra fora
Hoje é dia de celebrar
O quanto falta pra essa porra de mundo acabar

Mirtes disse...

Acho que já li isso antes..Oõ

Yara Arruda disse...

Juro que fiquei pasma.
Bem verdade o que você disse aí. A humanidade - como um todo - não existe mais. Ninguém mais luta por mudança. Ninguém mais protesta. A vida vai correndo e onde estamos?

Preciso fazer um protestinho desses também.